O Studio MEMM realizou uma busca de como gerar um turismo mais saudável para pequenos vilarejos pelo Brasil.
Estimulados pelo turismo, essas localidades acabam tendo demandas muito além da capacidade de suas infra-estruturas. O estímulo financeiro trazido pelos turistas e as necessidades das populações sazonais resultam na evolução desses locais. A partir de imagens de satélite, observamos expansão territorial (construções e sistema viário) de Jericoacoara de 35%, São Miguel dos Milagres 60% e ATINS, 55% no período dos últimos 15 anos.
Em ATINS, já podemos perceber alguns reflexos do aumento de construções, como a erosão da faixa de areia por conta do desmatamento restinga. Mas por ser um vilarejo ainda pequeno, se torna uma oportunidade de local para investigar soluções para um turismo e desenvolvimento sustentável.
Além das grandes zonas de mangue protegendo o rio das vias de transporte do vilarejo, a análise apontou um eixo viário adensado contrastando com miolos de glebas vazias. Com um tecido ainda a se consolidar. Os grandes vazios nos núcleos dos lotes que contrastam com o cheio da via principal, podem vir a ser uma oportunidade para preservação da área.
Com o aprofundamento desse estudo conseguiremos entender melhor como funciona a região de ATINS para elaborar uma futura proposta de planejamento sustentável.
ATINS | 2021, Maranhão
Arquiteto responsável: Marcelo Macedo
Colaboradores: Mariana Magalhães
®Todos os direitos reservado